Receba meu conteúdo em seu e-mail.

Preencha o formulário ao lado e sempre que eu enviar um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Acesse nossas redes sociais:
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
© 2017 Gilberto de Souza
Todos os direitos de conteúdo e imagem são reservados.

Um princípio da comunicação de qualidade

May 9, 2017

 



“O falatório cresceu tanto que ninguém consegue ouvir mais nada. O fato é que existe cada vez menos comunicação.” - Peter Drucker

A comunicação é um produto, um resultado natural do entendimento de algo que foi expresso por alguém. Como diz o renomado biólogo chileno Humberto Maturana, em seu livro Habitar humano: seis ensaios de biologia-cultural, “Tudo o que é dito, é dito por alguém.” A grande questão é que nem sempre, quando alguém diz, há outro alguém ouvindo. Você já conversou com alguém que, apesar do corpo dele ou dela estar ali na sua frente, com os olhos atentamente voltados para você, no final, a pessoa não era capaz de lembrar o que você disse?

Essa pessoa te escutava, ou escutava a si mesma? Quantas vezes fazemos o mesmo? Quais são as chances de gerar entendimento e compreensão quando ouvimos a nós mesmos no lugar de ouvirmos verdadeiramente o outro que nos emite informações? Ouvir com cem por cento de atenção, realmente interessado pelo que está sendo dito pela outra pessoa, é um dos princípios de uma comunicação de qualidade.

Você escuta ou se escuta na maior parte das interações com as outras pessoas?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload